Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

PM realiza formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais


A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou a formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) 2022/1 nesta quinta-feira, 14, no auditório da sede do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial (CSSPO), em Florianópolis. Receberam os certificados de conclusão do CAO, com especialização lato sensu em Gestão de Ordem Pública, 24 capitães, dos quais 22 são da PMSC, um do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina (CBMSC) e um da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).

Além do comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, fizeram a composição da mesa diretora da solenidade o ex-comandante-geral, coronel veterano Dionei Tonet, o diretor da Academia de Polícia Militar da Trindade e diretor geral da Faculdade da PMSC, coronel Ricardo Alves da Silva, o coronel veterano e paraninfo da turma, José Onildo Truppel Filho o comandante da Escola Superior de Formação de Oficiais e coordenador do curso, tenente-coronel Richard Westphal, além de representantes da polícia fluminense e bombeiro militar catarinense.

A turma de oficiais recebeu o nome em homenagem ao coronel Sílvio Gomes Ribeiro. Na carreira de oficial da PMSC, Ribeiro ingressou no posto de 2º tenente em 17 de dezembro de 1987, passando ao posto de 1º tenente, sendo promovido em seguida a capitão. Em 11 de agosto de 2008 foi promovido a major, em seguida a tenente-coronel em 2011 e a coronel em 11 de agosto de 2014, ingressando na reserva remunerada, depois de comandar o 21º BPM, do norte da Ilha de Santa Catarina. Faleceu em 22 de maio de 2019. A mãe do oficial homenageado recebeu um buquê de flores dos formandos.

Realizado de 28 de março a 8 de julho deste ano, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais 2022/1 teve 360 horas de carga horária. Entre os 24 capitães aprovados, destacou-se em primeiro lugar da turma o capitão Rodrigo Augusto Schmidt. Ele foi agraciado com a medalha de Mérito Intelectual “major Idelfonso Juvenal” e com o prêmio Osmar Romão da Silva da Associação de Oficiais Militares de Santa Catarina (ACORS).

O comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes disse que o curso “promoveu o aperfeiçoamento dos oficiais intermediários, possibilitando que os mesmos adquirissem conhecimentos, habilidades e atitudes para tornarem-se agentes ativos e críticos, no âmbito sócio cultural e institucional da corporação militar”. Segundo Pontes, “o curso revelou-se de excelência, com alto nível de aproveitamento alcançado pelos oficiais alunos concluintes”, completou.

Para mais imagens, clique AQUI.

Texto: Marcelo Passamai

Fotos: 1º sargento RR Aurélio de Oliveira