Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

PMA flagra crimes ambientais no oeste catarinense durante Operação Hórus


Na quarta-feira, 2, durante a Operação Hórus, a Polícia Militar Ambiental (PMA) flagrou crimes contra a fauna no oeste catarinense, apreendendo uma espingarda, objetos e produtos oriundos de práticas delituosas em São Carlos.

No período da tarde, em uma residência próximo à rodovia SC-283, a PMA avistou três aves silvestres não anilhadas em posse de um homem de 39 anos. Ele não possuía autorização do órgão ambiental competente e também o registro dos animais no Sistema de Controle e Monitoramento da Atividade de Criação Amadora de Pássaros (Sispass).

De acordo com o responsável, que responderá pelo crime ambiental, os animais foram capturados em Tocantins, Bahia e no Rio Grande do Sul, sendo então transportados para Santa Catarina. As aves foram apreendidas e serão encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).

Já no período da noite, enquanto era realizada barreira policial no município de Águas de Chapecó, os policiais abordaram um automóvel onde, após busca veicular, localizaram animais nativos e exóticos abatidos no porta-malas, bem como uma espingarda e demais petrechos de caça.

O homem de 47 anos que conduzia o veículo confirmou que praticava caça de maneira ilegal, não possuindo autorização do órgão ambiental competente para tal. Todo o material encontrado no carro foi apreendido e o suspeito responderá criminalmente pela infração.

A Operação Hórus, promovida pelo Ministério da Justiça, realizada nas fronteiras do país, tem como premissa a integração das forças da Segurança Pública na repressão dos crimes nestas áreas.