Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

PMA realiza fiscalização no Rio Imaruí para verificar mortandade de peixes


A Polícia Militar Ambiental (PMA), na segunda-feira, 24, teve conhecimento que vários peixes apareceram mortos na beira do Rio Imaruí (também chamado de Imaruim ou Maruim), que divide as cidades de Palhoça e São José, na grande Florianópolis.

Em conjunto, os policiais militares ambientais da 1ª e 4ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, realizaram patrulhamento ao longo do rio para verificar a causa da morte dos peixes. No local, foi verificado a morte de apenas uma espécie de manjuba (Cetengraulis edentulus), não havendo indicativo da morte de outras espécies.

No Rio Imaruí não foi constatado o lançamento de produto químico ou outro tipo de causa humana que pudesse provocar a morte desses animais, sendo constatado inclusive outras espécies vivas ao longo do rio.

Desse modo, tudo indica que o cardume de sardinhas tenha morrido por causas naturais, já que são animais que vivem no mar e ao entrarem no rio de água doce, tenham se deparado com uma condição adversa, de baixa salinidade, temperatura do rio ou baixa oxigenação em razão da grande quantidade de matéria orgânica e de bactérias, agravado pelo aquecimento da água.