Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

PMRv participa de simulado de acidente na Serra Dona Francisca


Na manhã de quarta-feira, 24, foi realizado um simulado de atendimento de emergências na Serra Dona Francisca, no Norte do Estado. A inciativa contou com a participação do Serviço Móvel de Urgência (Samu), Instituto Geral de Perícias (IGP), Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), Prefeitura Municipal de Joinville (PMJ), Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio da Polícia Militar Rodoviária (PMRv).

O cenário do exercício foi montado no Km 16 da SC-418 e simulava um acidente envolvendo um caminhão e um ônibus. No quadro apresentado para as equipes de resgate no acidente fictício teria ocorrido vazamento de combustível que colocava em risco as vítimas. Os profissionais realizaram o socorro e descontaminação de vítimas, transporte de feridos, controle do trânsito e ações de proteção ambiental para que o rio não fosse atingido, evitando o comprometido do abastecimento de água pelo vazamento de combustível.

No Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de Joinville foi realizada a gestão da operação, através do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) Regional da Defesa Civil.

A PMRv ficou responsável pelo primeiro comando no local, isolamento e repasse aos órgãos sobre as informações levantadas; os Bombeiros Voluntários de Joinville e Bombeiros Militares de Campo Alegre ficaram responsáveis pela avaliação da cena, descontaminação das vítimas e posterior condução em conjunto com o SAMU e IDEAL Emergênciais Médicas para hospitais da região; o Grupo de Resgate em Montanhas (GRM) efetuou o resgate da vítima em local de difícil acesso; e a empresa Ambipar, ficou responsável por realizar a contenção e descontaminação do local do acidente.

Também fizeram parte do simulado representantes da Ambipar, da Ideal Emergenciais Médicas, do Clube de Radioamadores e do Grupo de Resgate em Montanha. Participaram também integrantes o IGP, IML, Auto Pista Litoral Sul, Agentes de Trânsito de Joinville, Defesa Civil de Joinville, Guaramirim e Campo Alegre e da empresa Águas de Joinville.