Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

PMSC homenageia Tiradentes


A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou nesta quinta-feira, 21, a solenidade de homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, o Alferes Tiradentes, patrono das polícias militares e civis brasileiras.

A cerimônia aconteceu na sede da Academia da Polícia Militar (APMT), localizada no bairro Trindade, em Florianópolis, onde foi colocada uma coroa de flores no busto de Tiradentes, contando com a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, do chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Jardel Carlito da Silva e do diretor da Academia da Polícia Militar, coronel Ricardo Alves da Silva.

Joaquim José da Silva Xavier, o Alferes Tiradentes, patrono das policias militares e civis brasileiras, lutou pela Independência do país, em um período em que vivíamos sob o domínio e a exploração de Portugal. Tudo era refletido na opressão fiscal, nos impostos extorsivos, na corrupção e nos desmandos das autoridades lusitanas.

Tiradentes honrou com sua própria vida valores éticos e morais, valores estes inerentes à atividade policial militar. Embora este movimento de libertação não tenha atingido seus ideais, a participação de Tiradentes foi um importante fator na formação da nação brasileira.

Seu exemplo serve de motivação na labuta diária e no cumprimento de diversas atribuições policiais, tanto na superação de obstáculos, como na garantia dos direitos à igualdade, à segurança, à liberdade e à vida.

Fotos: 1º sargento da RR Aurélio de Oliveira/CCS

Texto: Marcelo Passamai