Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

PMSC inicia curso de policiamento ambiental


Na tarde de segunda-feira, 18, iniciou o Curso de Especialização em Policiamento Ambiental (CEPA). A aula inaugural foi realizada às 15h, no auditório da Secretaria de Segurança Pública (SSP), em Capoeiras, região continental de Florianópolis.

Na oportunidade, foram ministradas palestras aos novos alunos pelo promotor de Justiça, José Eduardo Cardoso, pela gerente de processos ambientais do Instituto do Meio Ambiente (IMA), Mariane Hatsuno Murakami, e pelo secretário executivo do Meio Ambiente de Santa Catarina, Leonardo Porto Ferreira.

A especialização será realizada pelo Comando de Policiamento Militar Ambiental (CPMA) no período de 18 de abril a 22 de julho. A capacitação contará com a participação de 40 alunos, sendo 34 policiais integrantes da Polícia Militar Ambiental (PMA) e seis policiais integrantes de outras unidades militares.

O curso possui carga horária total de 425 horas, distribuídas entre as disciplinas de direito ambiental, processo administrativo ambiental, técnicas e operações de polícia ostensiva, patrulhamento rural, espaços especialmente protegidos, educação ambiental, atividades potencialmente poluidoras, flora, fauna, pesca, mineração, agrotóxico, georreferenciamento, recursos hídricos, uso de drone, parcelamento de solo e técnicas de direção off road 4x4. O curso ainda conta com estágio operacional supervisionado (campo) e educação física policial militar.

A capacitação proverá conhecimentos avançados na teoria e na prática, para que os cursandos, após formados, possam atuar como componentes de Guarnições Operacionais de forma mais eficiente e segura, por meio da correta aplicação das leis, que regulamentam o Direito Ambiental no país, fortalecendo assim, o compromisso institucional da PMSC em reduzir a violação do ambiente, protegendo a natureza e prestando um serviço cada vez melhor à sociedade.

Prestigiando a aula inaugural, o comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, reforçou a importância da constante capacitação do Policial Militar. Também estiveram presentes no evento o comandante interino do CPMA, tenente-coronel Fábio Henrique Machado, o corregedor-geral da PMSC, coronel Ig Lacerda Queiroz, além de outras autoridades militares e civis.