Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

PMSC lança campanha para reutilização de copos


A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) deu início a mais uma ação de sustentabilidade. A campanha “PMSC: Consumo consciente. Copos reutilizáveis” tem como objetivo acabar com o uso de copos descartáveis para o consumo de água e café dentro da corporação, utilizando assim, canecas e copos reutilizáveis.

Por meio da ação para redução da utilização de plástico dentro da instituição, focado em questões ambientais e organizacionais, a Diretoria de Apoio Logístico e Finanças (Dalf), via Centro de Armazenamento e Distribuição (CAD), está realizando a distribuição de copos e canecas reutilizáveis a todas as Organizações Policiais Militares (OPM) do Estado.

Ao todo, foram adquiridos 2.500 copos e 2.500 canecas reutilizáveis. Essa ação vai ao encontro das diversas campanhas ambientais e seguindo as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/10).

Segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o 4º maior produtor de lixo plástico do mundo, ficando apenas atrás dos Estados Unidos, China e Índia. Aproximadamente, 11 milhões de toneladas de plásticos são descartados por ano, e apenas 1,28% dessa quantidade é reciclada.

O plástico está em toda parte de nossa rotina diária. Porém, embora seja útil, esse material também se mostra bastante agressivo ao meio ambiente, afetando a qualidade do ar, do solo e dos sistemas que fornecem água, pois leva cerca de 400 anos para ser decomposto na natureza.

Com isto, os materiais reutilizáveis estão sendo distribuídos para os policiais fazerem o uso durante o serviço e deixar de usar os copos descartáveis, e assim, reduzindo o consumo e gastos com materiais descartáveis e reduzindo a produção de lixo.

Campanha participativa

Para fortalecer o engajamento das OPMs no sentido de evitar o uso de copos descartáveis e incentivar que o efetivo Policial Militar faça uso de utensílios reutilizáveis, durante o mês de novembro, aconteceu uma campanha na mídia social Instagram da Polícia Militar (@pmscoficial) no qual os policiais militares postavam fotos utilizando os copos e canecas reutilizáveis durante o serviço com a hashtag “#PMSCSustentavel”.

Foram premiados 16 participantes da campanha, onde os vencedores ganharam uma capa de colete modular para utilização em serviço.