Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

PMSC lança livro e moeda comemorativa ao aniversário da instituição


Cento e oitenta e cinco imagens. Esse é o conteúdo do livro de aniversário da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), lançado nessa quinta-feira, 18, no Quartel do Comando-Geral, em Florianópolis. Na ocasião, a equipe do Centro de Comunicação Social (CCS) da PMSC também foi homenageada com uma moeda comemorativa do aniversário da instituição.

A PMSC completou 185 anos em 5 de maio 2020. Ainda em 2019, o CCS planejou vários eventos e ações sociais para celebrar a data, mas em razão das medidas de isolamento social, em decorrência da pandemia da Covid-19, boa parte foi suspensa ou adiada.

Uma dessas campanhas estava o lançamento do livro comemorativo de 185 anos da corporação, com fotos dos diversos momentos que a instituição passou, desde 1835. Imagens marcantes, históricas e simbólicas narram uma história que foi escrita todos os dias, sem falta, desde sua criação.

As fotos são de arquivo da própria instituição e de colaboradores, como o fotógrafo Giovanni Silva, que mora em Blumenau e registrou com admiração momentos do serviço policial militar. Giovanni guarda vasto arquivo da PMSC e, em especial, do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM). O fotógrafo foi agraciado com uma moeda comemorativa e uma cópia do livro, entregue pelo comandante-geral, coronel Dionei Tonet, em cerimônia realizada em Blumenau.

Na tarde de quinta-feira, 18, foi a vez do policiais do CCS, quem também receberam das mãos do comandante-geral, e do subcomandante-geral, coronel Marcelo Pontes, uma cópia do livro e a moeda comemorativa dos 185 anos. “Challenge Coins”, como são chamadas essas moedas, são uma prática entre militares que tradicionalmente simbolizam respeito e reconhecimento mútuo.

O coronel Dionei agradeceu o trabalho desenvolvido pelo CCS de divulgação e unificação da imagem da PM: “valorizar as pessoas para que possamos desenvolver coisas extraordinárias”, finalizou.

Após a cerimônia, o chefe do Centro de Comunicação Social, tenente-coronel Alessandro Marques, presente no evento, agradeceu a lembrança por parte do comando-geral: “a homenagem é um justo e merecido reconhecimento ao empenho e comprometimento da equipe, a qual, liderada pelo tenente-coronel Reginaldo Rocha, entregou um material de alta qualidade e grande valor histórico para nossa Polícia Militar”.

Fotos: 3º sargento RR Santana e soldado Hinckel