Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

PMSC participa de curso com policiais franceses


Policiais da Polícia Militar de Santa Catarina participam, até o próximo dia 24, do curso “Técnicas de Intervenção no âmbito do CQB e das Estruturas Tubulares”. O evento iniciou no domingo, 12, em Florianópolis. O CQB (Combat Quarter Battle) é uma doutrina que consiste em técnicas de combate em ambientes confinados ou combate a curta distância.

Entre as atividades previstas estão as que empregam um conjunto de táticas que se diferenciam a depender da proximidade do alvo, das condições dos ambientes, que podem ser estreitos, restritivos ou confusos e do número de pessoas que participarão da ação.

O comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes participou na segunda-feira, 13, da solenidade de abertura do curso. O ato aconteceu no auditório do Centro Administrativo de Segurança Pública, em Florianópolis, com a presença dos comandos das polícias Militar e Civil de Santa Catarina, de representantes da polícia Nacional Francesa, do Consulado da França e dos policiais que farão o treinamento.

Pontes lembrou da integração existente na segurança em Santa Catarina, por meio do Colegiado Superior de Segurança e assinalou também a troca de experiências na área operacional. "É um momento importante para a Segurança Pública. Tenho certeza que nossos policiais aprenderão muito com o curso, mas os franceses também vão voltar com algo novo na bagagem. A integração se faz necessária e é algo que discutimos toda semana na reunião do Colegiado, e quem ganha com isso somos todos nós", reforçou o comandante-geral da PMSC.

No total, 22 policiais brasileiros participarão do curso, sendo dez do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da PMSC, dez da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCSC) da Polícia Civil de Santa Catarina e dois policiais do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal.

Texto: Marcelo Passamai

Fotos: Julio Cavalheiro/ Secom