Em solenidade ocorrida na terça-feira, 13, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Florianópolis, foi dada a posse no cargo de superintendente da Controladoria Regional da União no Estado de Santa Catarina.
Representeando a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), o controlador geral da corporação, coronel Zelindro Ismael de Farias, participou da cerimônia de posse da auditora federal de Finanças e Controle, Patrícia Maria Quintanilha de Moura.
Durante o evento de posse o presidente da mesa, corregedor-geral da União Ricardo Wagner de Araújo, promoveu em seu discurso um a PMSC. “Quero compartilhar com os coronéis deste Conselho Estratégico o elogio feito a Polícia Militar por seu comprometimento e competência destacada em relação aos demais Estados da Federação”, finalizou Ricardo. Além disto, o anfitrião do evento Rudney Raulino, diretor Regional do SENAC-SC, confirmou as palavras explanadas pelo corregedor-geral e destacou o diferencial do cidadão Catarinense.
O Centro de Controle Interno da PMSC realiza o gerenciamento e controle de procedimentos (compliance) e integridade institucional. Por via de análise e auditoria emite certificação de regularidade dos seguintes indicadores na PMSC: Gestão de Pessoas; Licitações e Compras; Transferência de Recursos; Despesas e Custeio; Patrimônio; Ouvidoria entre outras atividades tais como: Tomada de contas Especiais; auditorias; produção técnica e participação em cursos e palestras voltadas ao controle interno. São instrumentos de controle externo a Lei de Acesso à Informação, bem como a LGPD - a Lei Geral de Proteção de Dados. O Controle Interno visa proporcionar um grau de confiança razoável na concretização da eficácia e eficiência dos recursos na administração pública como um instrumento de Accountability.