Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

PMSC participa do 1º Seminário de Segurança Pública e Inovações Sociais


A Polícia Militar de Santa Catarina esteve presente 1º Seminário de Segurança Pública e Inovações Sociais, realizado em Chapecó, na sexta-feira, 3. O evento reuniu cerca de 500 pessoas entre autoridades de segurança, políticas, estudantes e público em geral.

O objetivo do seminário foi apresentar a visão estratégica e prospectiva, bem como os aspectos táticos e operacionais sobre segurança pública, inteligência e tecnologias aplicadas na modernização dos órgãos de segurança pública no Estado de Santa Catarina.

O comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, e o comandante do 4º Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira (CRPM/Fron), coronel Jorge Luiz Haack, participaram do seminário representando a instituição.

Diversas autoridades locais, regionais e estaduais, policiais militares, comunidade em geral e imprensa, acompanharam a programação que ocorreu durante o dia no Salão Nobre da Unochapecó. O evento foi promovido e organizado pela Somar Oeste, Associação das Câmaras Municipais do Oeste de Santa Catarina (Acamosc), e pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).


O seminário contou com mesa redonda sobre segurança pública e inovações sociais no período matutino, enquanto a tarde três painéis, sendo eles: Políticas Públicas de Segurança Para as Mulheres, Trajetórias e Trabalho das Forças de Segurança em Santa Catarina e GPS Rural e outras alternativas.

O comandante-geral, coronel Marcelo Pontes, explanou sobre Operações Policiais e Inovações Tecnológicas, salientando que a instituição ao inovar, tornou-se referência no cenário brasileiro, demonstrando grande efetividade na atuação. “Estamos presentes em todos os municípios catarinenses. São 187 anos de serviços prestados no Estado, composto por aproximadamente 10 mil homens e mulheres na ativa, que atendem em média 1.900 ocorrências por dia, ou seja, 57 mil ocorrências no mês. Nossa missão é a manutenção e a preservação da ordem pública. A tecnologia tem nos ajudado a comandar, a gerir as ações e determinações que chegam do Comando a cada policial, em cada município, permitindo uma capacidade de resposta eficiente”, afirmou.

Na sequência, o comandante do 4º CRPM/Fron, coronel Jorge Luiz Haack, abordou um pouco da trajetória e do trabalho policial desenvolvido nos 54 municípios de abrangência do Comando Regional. Em sua fala, reforçou as ações conjuntas realizadas entre as forças de segurança pública nos anos de 2021 e 2022 em Chapecó e região, permitindo resultados satisfatórios. “Estamos em uma região de Fronteira e constantemente é realizado um trabalho intenso contra a criminalidade, fiscalizando e apreendendo produtos, drogas, armas e veículos. No ano de 2021 atuamos intensamente e, neste ano, já estamos repetindo as operações e obtendo resultados significativos. Nossos policiais são constantemente preparados através de treinamentos, cursos e especializações”, afirmou o comandante regional.


Fechando o 1º Seminário de Segurança Pública e Inovações Sociais houve palestra sobre os avanços e relatos da implantação do GPS – Rural, um programa que auxilia na agilidade do atendimento policial na zona rural.