Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

PMSC realiza a maior operação acadêmica da história do Centro de Ensino


A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou na madrugada desta sexta-feira, 19, uma operação modelo que serviu como treinamento prático operacional final dos novos soldados e oficiais que estão terminando os seus cursos de formação. O Exercício Urbano Policial Militar (Exupom) foi a maior operação acadêmica já realizada pelo Centro de Ensino da PMSC.

A operação foi desencadeada em volta do Maciço do Morro da Cruz, em Florianópolis, com barreiras policiais, de trânsito e alguns pontos ostensivos a pé. Participaram do exercício prático os 538 futuros soldados e os 80 futuros oficiais, sendo ao todo 618 policiais, com 32 viaturas e 9 ônibus. A Polícia Militar Rodoviária, o Batalhão de Polícia de Choque, o Batalhão de Operações Policiais Especiais, o Canil Central e o 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) apoiaram a operação com 37 policiais, que totalizou mais de 650 policiais militares simultaneamente na área central da Capital.

Com o objetivo de fazer uma grande operação de treinamento final destes policiais, a PMSC iniciou as atividades às 19h, com a apresentação dos alunos no Centro Ensino, no bairro da Trindade. O cadete Pietro Carlo Stringari Zanluca, que comandou a operação, explanou os objetivos da ação. Em seguida, receberam as orientações do exercício e equipamentos. O início da operação no Maciço do Morro da Cruz aconteceu a partir das 23h, seguindo até a primeira hora do dia seguinte.

Balanço - Toda a operação foi acompanhada online direto da sala de comando na sede do 4º BPM, no Centro de Florianópolis. O diretor de Instrução e Ensino, coronel Fábio José Martins reforçou o caráter de instrução da operação: “é um evento importante para fechar o ano letivo e preparar o efetivo policial para a Operação Veraneio”, finalizou.

Durante a operação, foram apreendidos cerca de 221 gramas de maconha, 24 gramas de cocaína, 8 pedras de crack, e duas unidades de ecstasy. Ao todo foram abordadas 1063 pessoas, sendo 33 termos circunstanciados lavrados e um menor apreendido. Em relação ao trânsito, foram abordados 656 veículos, 8 foram removidos e lavrados 29 autos de infração.

Para mais fotos, clique AQUI.

Fotos: 3º sargento RR Paulo Henrique Santana