Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

PMSC realiza formatura de 41 novos instrutores do Proerd


Aconteceu na quinta-feira, 15, a formatura da 32ª turma de instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). O evento aconteceu no Hotel HCI - Canasvieiras Internacional, em Florianópolis. O programa, agora conta com mais 41 novos instrutores. O curso ocorreu entre os dias 5 e 15 de setembro de 2022, com carga horária de 94 horas/aula.

O Proerd em Santa Catarina, em seus 24 anos, já formou 1.545.428 alunos no 5º ano, módulo que habilita os alunos formados a tomarem decisões seguras e saudáveis. Além de formar anualmente mais de 85.000 alunos. 

Presidiram a mesa da solenidade o comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, o subcomandante-geral, coronel Evandro de Andrade Fraga, a secretária dos Programas Institucionais, tenente-coronel Naima Huk Amarante, o comandante do 16º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Cristiano Medeiros,  o comandante do 4º BPM, tenente-coronel Dhiogo Cidral de Lima, e o comandante do 34º BPM, tenente-coronel Adilto Bento de Campos Junior.

O comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes enfatizou a importância do programa para seus alunos no modelo de tomada de decisões, além da aproximação da comunidade junto à Polícia Militar. 

O Proerd

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, o Proerd, foi idealizado para prevenir o uso e o tráfico de drogas e todas as formas de violência, seja física ou psicológica. Foi implantado em Santa Catarina em 1998. O programa é coordenado pela Polícia Militar. Policiais recebem formação pedagógica específica para dar aulas em escolas públicas e privadas de todo o Estado. O foco são as crianças e adolescentes em fase escolar. A iniciativa busca despertar a consciência para o problema das drogas e da violência. O programa atende ao público infanto-juvenil, dos cinco aos 15 anos de idade.

O Proerd tem como base o Drug Abuse Resistance Education (Dare), criado pela professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade Los Angeles, Estados Unidos, em 1983.

Para conferir a galeria de fotos da solenidade, clique aqui