Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

PMSC realiza palestra de prevenção ao suicídio na Capital


“O maior dos crimes é o suicídio, porque é o único que não admite o arrependimento.”

Sob a ótica da frase do escritor francês Alexandre Dumas, na tarde desta segunda-feira, 23, foi realizada uma palestra de prevenção ao suicídio. O ato foi realizado na Sala de Ensaios Tenente Pompeu, no Quartel do Comando-Geral (QCG) da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), em Florianópolis.

Na oportunidade, o coronel Roberto Vidal Fonseca, responsável pela Diretoria de Saúde e Promoção Social (DSPS), abriu as atividades no QCG, destacando a importância de ações do gênero para a instituição.

Posteriormente, o chefe do Serviço de Psicologia da DSPS, major Diego Remor Moreira Francisco, realizou uma apresentação com o tema “Saúde mental e o comportamento suicida para policiais militares”.

Finalizando o encontro, o capitão capelão Alex Thomás de Almeida, palestrou sobre a importância da religiosidade na prevenção ao suícidio.

O evento contou com a presença de oficiais e praças de diversas unidades da instituição.

Setembro Amarelo

No ano de 2015, a PMSC registrou 10 casos de suicídio, um número alarmante para os parâmetros da instituição comparado ainda ao número de suicídios ocorridos em Santa Catarina. Diante deste panorama, bem como por se tratar de uma data mundialmente conhecida como “Setembro Amarelo”, a Polícia Militar de Santa Catarina está tomando todas as precauções possíveis para prevenir e orientar praças e oficiais da corporação quanto ao comportamento suicida de policiais.

Dentre as ações tomadas, destaque para a apresentação de informações relativas ao comportamento suicida em caso de ocorrência no âmbito operacional; aprovação do Manual de Orientação sobre Comportamento suicida da PMSC e Protocolo de Atendimento Psicológico relativo ao Comportamento Suicida de Policiais Militares.