Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

PMSC realiza palestras sobre prevenção ao suicídio no Estado


Com o propósito de despertar atenção e contribuir para com uma maior conscientização sobre questões relacionadas à prevenção ao suicídio, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através da Diretoria de Saúde e Promoção Social (DSPS), está promovendo encontros e palestras em alusão ao mês Setembro Amarelo.

A DSPS, através dos psicólogos lotados nas Formações Sanitárias dos 12 Comandos Regionais de Polícia Militar, apresentam à corporação informações que visam à sensibilização do efetivo para a importância do tema da Prevenção ao Suicídio.

O primeiro encontro foi na cidade de Itapema com a psicóloga, cabo Chalyese Walters, no dia 6 de setembro, e segue com a programação até o dia 29, finalizando o encontro no 14º Batalhão de Polícia Militar, em Jaraguá do Sul.

O comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, ressalta que “ensinar os nossos policiais sobre questões relacionadas à prevenção ao suicídio nos torna capazes de ajudar o próximo, sabendo identificar alguém que está com pensamentos negativos e a lutar contra esse problema tão grave. Gostaria de parabenizar todos os psicólogos de nossas Formações Sanitária pelo excelente trabalho que vem sendo realizado em prol da instituição e da sociedade”.

Durante a campanha, conhecida como Setembro Amarelo, foram apresentados os seguintes temas: contextualização sobre o fenômeno tanto no mundo, como no Brasil, Santa Catarina e na Polícia Militar; a interpretação de Durkheim, que avalia o suicídio como fato social e a sua classificação dos tipos de suicídio; é abordado a influência do efeito Wherter e do efeito Papageno; fatores de Risco e Sinais de Alerta (com  ênfase nos transtornos mentais); e Fatores de Proteção; também surgem temas relevantes como a importância dos relacionamentos, ter objetivo de vida e a comunicação não violenta.

A campanha também está sendo realizada nos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, ou em formato híbrido (compartilhando espaços), e algumas cidades como Chapecó, São Miguel do Oeste, Joaçaba e Campos Novos, o evento ocorre em parceria com a Associação Beneficente dos Militares Estaduais de Santa Catarina (Abepom).

Setembro Amarelo

A campanha Setembro Amarelo teve início no Brasil, em 2015, e visa conscientizar o maior número possível de pessoas sobre questões relacionadas ao suicídio, bem como reforçar os sinais indicativos que podem ser percebidos por pessoas próximas. É no dia 10 desse mês que se comemora o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que algumas potencialmente doenças graves já conhecidas.