Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

PMSC realiza promoção de oficiais e praças


A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou nesta quinta-feira, 11, na sede da Academia de Policia Militar da Trindade, em Florianópolis, a promoção de policiais à graduação imediata. Ao todo, oito oficiais foram promovidos. Três destes alcançaram o posto de coronel, entre elas está a terceira policial feminina a chegar ao último degrau na carreira dos oficiais. Já entre as praças, foram promovidos 953 policiais em todo o Estado, destacando-se um, por ato de bravura.

A solenidade historicamente é realizada na Data Magna de Santa Catarina, comemorada no dia 11 de agosto de cada ano, conhecida como o dia do Estado de Santa Catarina. O dia relembra a criação da Capitania de Santa Catarina, que foi desmembrada da Capitania de São Paulo, no ano de 1738 pelo Tratado de Santo Ildefonso.

As comissões de Promoção de Oficiais (CPO) e de Praças (CPP), do Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), divulgaram nesta sexta-feira, 05, a lista com os nomes dos policiais que serão promovidos à graduação imediata a contar de 11 de agosto de 2022.

Estiveram presentes na solenidade o comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), coronel Marcos Aurélio Barcelos, o subcomandante-geral da PMSC, coronel Evandro de Andrade Fraga, a presidente da Rede Laço de Voluntariado, Késia Martins da Silva, além de outras autoridades civis e militares.

Entre os três oficiais que chegaram ao posto de coronel, o coronel Cleber Pires (atual comandante da 11ª Região Policial Militar), o coronel Jailson Aurélio Franzen (atual comandante da 9ª Região Militar), destaca-se a promoção da coronel Arlene Sousa da Silva Villela (atualmente chefe do Estado Maior da 12ª Região Militar). A coronel Arlene é a terceira policial feminina a chegar no último posto da carreira dos oficiais. A primeira foi a coronel Claudete Lehmkul, que passou a coronel em 2015. E em seguida, em 2016, subiu ao posto de coronel, a policial Tércia Maria Ferreira da Cruz.

Entre as praças, cabe destacar a promoção por ato de bravura do policial Marcio da Silva, de Tubarão, que foi promovido a primeiro sargento. No dia 07 de março de 2021, o então segundo sargento atendeu a uma ocorrência em serviço pelo 5º BPM, quando realizou o salvamento de um rapaz que estava se afogando no rio que corta a cidade de Tubarão.

O comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, aproveitou a oportunidade para a agradecer aos policiais da corporação e a todos os seus familiares. Segundo ele, diversas ações estão sendo realizadas, administrativas, funcionais e de apoio e qualificação, para que a PMSC garanta a qualidade e eficiência de trabalho dos seus policiais. “Nosso trabalho tem sido ostensivo para que possamos garantir e preservar a ordem e proteger a vida de todos os catarinenses”, completou

 

Confira abaixo a relação completa com o nome dos promovidos.

Para conferir a lista dos oficiais promovidos, CLIQUE AQUI.

Para conferir a lista das praças promovidas, CLIQUE AQUI.

Para conferir o álbum de fotos da solenidade, CLIQUE AQUI.

Texto: Marcelo Passamai

Fotos: 1º sargento Aurélio de Oliveira