Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

PMSC reforça policiamento para o verão em Santa Catarina


A Polícia Militar de Santa Catarina executará a operação Verão Santa Catarina de 19 de dezembro de 2019 a 10 de fevereiro de 2020 e, numa segunda fase, no período compreendido entre os dias 20 e 26 de fevereiro de 2020, executará a operação Alegria. A operação Verão será realizada em 29 zonas balneárias (municípios/praias), 22 estâncias hidrominerais, duas zonas alfandegárias e em 129 áreas de proteção ambiental com frequência de turistas, de responsabilidade do Comando do Policiamento Ambiental. Estão orçados recursos em cerca de 10 milhões no total para as duas fases da Operação.

As localidades da operação Verão da PMSC possuem um efetivo orgânico de 4745 policiais militares, em emprego operacional. Essas localidades receberão os reforços de 1005 policiais militares. Além disso, aproximadamente 1210 veículos (automóveis e motocicletas) serão utilizados nas operações, além de 4 (quatro) helicópteros, 2 (dois) aviões e 26 (vinte e seis) embarcações.

Durante a operação Verão e a operação Alegria, a PMSC pretende incrementar efetivos e meios nas cidades sedes de balneários e/ou estâncias hidrominerais, em todo o Estado, visando aumento da ostensividade policial. O objetivo é promover reforços e incrementos de operacionalidade às Organizações Policiais Militares sediadas em cidades com balneários e/ou estâncias hidrominerais, de modo a ampliar as ações de polícia ostensiva e a preservação da ordem pública nesses locais, alpem de promover maior visibilidade e ostensividade às atividades militares, proporcionando sensação de segurança às comunidades locais, bem como à população de visitantes e turistas.

A PMSC, através do controle dos indicadores de violência e criminalidade, pretende também ajudar na diminuição do número de ocorrências policiais e emergências nas cidades impactadas, mesmo com o aumento da população.

Atuar no policiamento de trânsito de modo a minimizar os impactos causados pelo aumento significativo de automóveis no período, considerando que é o principal meio pelo qual os turistas se dirigem a Santa Catarina também é o objetivo da PMSC, através da Polícia Militar Rodoviária.

Qualquer incidência de quebra de ordem pública terá uma pronta resposta e a PMSC contará com o atendimento eficaz às ocorrências policiais geradas a partir do telefone 190. Desta forma, pretende agir preventivamente, antecipando efetivos e meios em pontos sensíveis e pontos estratégicos de policiamento.

O comandante-geral, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Junior, afirmou que a PMSC “irá agir sempre de forma proativa, com engajando continuo dos efetivos e meios em ações de abordagens policiais nos logradouros públicos, barreiras, bloqueios, varreduras, pente-fino, fiscalização de estabelecimentos de diversão, na fiscalização de apenados, dentre outros”.

Coronel Araújo Gomes ressaltou também que a PMSC irá “promover atendimento de apoio e socorro às situações de emergência, em conjunto com outros órgãos do sistema estadual e nacional de segurança pública e, em conjunto com os órgãos de segurança pública e de defesa social serão desencadeadas ações para prevenir o desparecimento de pessoas, a condução de veículos por pessoas sob efeitos de álcool e outras substâncias prejudiciais a capacidade de dirigir”.

Matéria: Marcelo Passamai - Fotos: 3º Sgt RR Paulo Henrique Santana