Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

PMSC termina campanha do Setembro Amarelo


A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), através da Diretoria de Saúde e Promoção Social (DSPS) desde o dia 06 de setembro realizou encontros e palestras com a tropa para apresentar informações que visam à sensibilização do efetivo para a importância do tema da Prevenção ao Suicídio. Ao todo 975 pessoas participaram dos eventos (sendo cerca de 700 policiais), ministrados por psicólogos lotados nas Formações Sanitárias dos 12 Comandos Regionais de Polícia Militar.

 

Durante a campanha, conhecida como Setembro Amarelo, dados foram apresentados para contextualização sobre questões relacionadas à prevenção ao suicídio. Os profissionais da DSPS utilizam a interpretação do filósofo Durkheim, que avalia o suicídio como fato social e a sua classificação dos tipos de suicídio. Além disso, a abordagem ressalta o “Efeito Wherter” e do “Efeito Papageno”.

 

Nas palestras, são apresentados fatores de risco e sinais de alerta (com ênfase nos transtornos mentais) e nos fatores de proteção. Também surgiram temas relevantes como a importância dos relacionamentos, a necessidade de se ter um objetivo de vida e usar sempre de comunicação não violenta.

 

O primeiro encontro foi na cidade de Itapema com a psicóloga, cabo Chalyese Walters, no dia 6 de setembro, e seguiu com a programação até o dia 29 do mesmo mês, finalizando com o encontro no 14º Batalhão de Polícia Militar, em Jaraguá do Sul.

 

A campanha foi realizada também nos quartéis do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) ou em formato híbrido (compartilhando espaços) e algumas cidades como Chapecó, São Miguel do Oeste, Joaçaba e Campos Novos, o evento ocorre em parceria com a   Associação Beneficente dos Militares Estaduais de Santa Catarina ( Abepom).

 

A Campanha - O Setembro Amarelo teve início no Brasil, em 2015, e visa conscientizar o maior número possível de pessoas sobre questões relacionadas ao suicídio, bem como reforçar os sinais indicativos que podem ser percebidos por pessoas próximas. É no dia 10 desse mês que se comemora o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 32 pessoas se suicidam por dia no Brasil, o que significa que o suicídio mata mais brasileiros do que algumas potencialmente doenças graves já conhecidas.

 

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS DOS EVENTOS

 

Texto: Marcelo Passamai