Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

Polícia Militar Ambiental de SC tem novo comando


Nesta quinta-feira, 28, aconteceu a assunção de Comando de Policiamento Militar Ambiental (CPMA).

Na oportunidade, o coronel Paulo Sérgio Souza assumiu o lugar do coronel Marcelo Pontes, atual subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). A passagem aconteceu na sede do CPMA, em Florianópolis, em solenidade fechada ao público, atendendo às regras de segurança contra a pandemia do novo coronavírus, sendo transmitida ao vivo no canal do Youtube da instituição.

O evento foi prestigiado pelo comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet, pelo subcomandante-geral, coronel Marcelo Pontes, pelo comandante do Policiamento Militar Rodoviário, coronel José Evaldo Hoffmann Júnior e pelo ex-comandante do PMA, coronel da Reserva Remunerada Adilson Schlickmann Sperfeld.

Além da assunção de comando do CPMA, também foi realizada a passagem de comando do 1° Batalhão de Policiamento Militar Ambiental (BPMA). No ato, o tenente-coronel Marledo Egídio Costa assumiu o lugar do tenente-coronel Ricardo Cordeiro Comelli.

Posteriormente, o subcomandante-geral da instituição, coronel Pontes, agradeceu o tempo em que atuou no comando da PMA. “Desejo ao tenente-coronel Paulo Sérgio, um bom trabalho em favor do meio ambiente de Santa Catarina. Quero agradecer também a todos os policiais que me ajudaram, durante o meu comando, a prestar o melhor serviço possível em favor da nossa comunidade”.

Ao término da cerimônia, o comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet, ressaltou em seu discurso que o trabalho do CPMA é fundamental para o futuro do Estado. “Precisamos trabalhar constantemente na conscientização dos catarinenses para a necessidade de cuidarmos cada vez mais do nosso meio ambiente. Sem a prudência ecológica não temos futuro. E para isso precisamos da ajuda também da nossa comunidade”, concluiu encerrando o evento.

*CLIQUE AQUI e assista o ato de assunção do CPMA

Currículo

O novo comandante do CPMA, o coronel Paulo Sérgio Souza foi declarado aspirante a oficial em 27 de novembro de 1992 e promovido ao posto de coronel em 11 de Agosto de 2019. Até o momento, ele estava na chefia do gabinete do Comando-Geral da instituição.

Paulo Sérgio tem o curso de formação de oficiais da PMSC, realizado em 1992. Em 2009 participou do curso de aperfeiçoamento de oficiais. Em 2016, fez o Curso Superior de Polícia Militar.

Dentre os cursos civis possui pós-graduação em Meio Ambiente, Gestão e Segurança do Trânsito (Estácio de Sá - 2005) e de Administração em Segurança Pública (UNISUL - 2009).

Foi condecorado com os brasões de Mérito 3ª, 2ª e 1ª Categoria, com a Medalha de Mérito por tempo de serviço categoria, ouro, prata e bronze, medalha comemorativa 100 anos Coronel Lara Ribas, Medalha do Mérito da Aviação, Medalha comemorativa aos 180 anos da PMSC e Medalha do Mérito Coronel Lopes Vieira.

Em sua trajetória profissional na instituição, exerceu como principais funções como oficial superior o posto de subcomandante do 16º BPM em Palhoça (2010 a 2014), ajudante de ordens do subcomandante-geral da PMSC (2014 a 2015), chefe de gabinete do comandante-geral da PMSC (2015 a 2016), comandante do 16º BPM de Palhoça (2016 a 2017), chefe do Estado-Maior da 11ª Região de Polícia Militar (2017 a 2019) e chefe de gabinete do comandante-geral da PMSC (2019-2020).

GALERIA DE IMAGENS (clique aqui e confira)

Texto: jornalista Marcelo Passamai | Fotos: 3º sargento RR Paulo Henrique Santana/CCS