Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

Polícia Militar de Santa Catarina completa 186 anos


A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) completou nesta quarta-feira, 5, 186 anos de história. Em solenidade representativa realizada no Centro de Ensino da PMSC, em Florianópolis, e em pequenos atos em todo o Estado, foram realizadas as promoções de praças e oficiais. O ato foi fechado e sem as tradicionais formaturas militares abertas à população.

O comandante-geral, coronel Dionei Tonet, aproveitou a oportunidade para ressaltar o trabalho que está sendo realizado por toda a corporação. “Conseguimos investimentos nos últimos 12 meses para a área da Segurança Pública e para a Polícia Militar, cerca de R$ 146 milhões”, afirmou. O coronel ainda destacou em seu discurso a entrega das novas viaturas, que será realizada no próximo dia 11. “Essa entrega técnica busca equilibrar as condições do Estado”, ressaltou.

Em termos de equipamentos de segurança, o comandante-geral anunciou que em breve será lançado edital de licitação para a compra de pistolas de calibre 9mm para cada policial militar. “Trabalhar com proteção é uma obrigação e, agindo dessa forma, que nós estaremos dando condições do nosso policial trabalhar de forma adequada para prestar o melhor serviço para a nossa comunidade”, completou. Nestes 186 anos da PMSC foram promovidos 91 oficiais, sendo que destes, quatro foram ao posto de coronel, além de 28 praças.

Participaram da solenidade no Centro de Ensino, além do comandante-geral, coronel Dionei Tonet, o subcomandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, o chefe do Estado-Maior-Geral, coronel Luciano Walfredo Pinho, o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), coronel Ricardo Steil, respondendo pela presidência do Colegiado de Segurança Pública.

A governadora interina Daniela Reinehr não pode comparecer ao evento, mas mandou uma mensagem que foi lida durante a solenidade. “Ao tempo em que cumprimento de uma forma especial todas e todos os policiais militares promovidos, anuncio que determinei aos comandos-gerais da PMSC e CBMSC agilidade na conclusão dos estudos que permitirão o melhor ajuste e adequação das vagas do quadro especial direcionadas ao quadro de praças, dentre outras melhorias que possam ser construídas”, afirmou a governadora interina em sua mensagem.

As solenidades em relação ao aniversário de 186 anos da PMSC continuam. Os policiais tombados em serviço serão homenageados no dia 8, sábado, em ato solene no Quartel do Comando-Geral da PMSC, em Florianópolis. Apesar da perda de militares para a Covid-19, nenhum PM foi morto em serviço desde o último ato em 2020. Como último ato comemorativo, no dia 11 de maio, às 19h, haverá a entrega de 186 viaturas na Beira-Mar continental, em Florianópolis.

Já aconteceram, no dia 1º de maio, a Copa Hípica, tradicionalmente realizada no Regimento de Polícia Montada da PMSC, em São José. E no dia 2, a Capelania da PMSC realizou o tradicional culto ecumênico.

Texto: Marcelo Passamai 

Fotos: Paulo Santana e soldado Rodrigo Nercolini Malinverni