Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

Polícia Militar em Curitibanos comemora 84 anos de fundação


Em 7 de dezembro de 1937, o então capitão Aldo Fernandes chegou de Lages e aquartelou, em uma sede própria, a Companhia Provisória da Força Pública de Curitibanos. Vinte dias depois, a subunidade passou a ser chamada de Segunda Companhia Isolada. Nessa época, o objetivo da Polícia Militar era combater a forte criminalidade da Guerra do Contestado.

Em 14 de outubro de 1982, a segunda companhia isolada deixou de pertencer ao 3º Batalhão de Canoinhas em virtude de ter sido ativado o 6º Batalhão em Lages. Logo, Curitibanos passou a pertencer a esse Batalhão, denominando-se 3ªCPM/6°BPM.

​No dia 13 de julho de 2006, através do decreto 4.558, a 3ª/6º BPM passou a denominar-se Guarnição Especial de Polícia Militar de Curitibanos (GECt), com seu efetivo distribuído em 06 municípios além de Curitibanos, sendo eles Frei Rogerio, Lebon Regis, Ponte Alta do Norte, Santa Cecilia, São Cristóvão e Timbó Grande.

No último dia 3 de dezembro, mês em que a unidade comemora os seus 84 anos de fundação, através do decreto nº 1.601, que aprova o regulamento da Lei nº 6.217, de 1983, foi dado mais um passo na história da Polícia Militar em Curitibanos, iniciando as tratativas para que a então Guarnição Especial se torne o 33º Batalhão de Polícia Militar.