Nos dias 10, 11 e 12 de março, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou o policiamento ostensivo e a fiscalização de trânsito durante a XVIII edição do Motocão em São Miguel do Oeste. O evento contou com mulheres de pessoas que prestigiaram as festividades
Para realizar a segurança do encontro de motocicletas e preservar a ordem pública, foi empregado, durante os três dias de evento, mais de cinquenta policiais militares que atuam em São Miguel do Oeste e nos demais municípios da área de abrangência do 11⁰ Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPM/Fron), bem como a utilização de uma base móvel de atendimento ao público e suporte às guarnições militares.
Na sexta-feira (10), a Polícia Militar priorizou a orientação dos motociclistas e participantes do evento, a fim de cientificar a todos sobre as normativas que seriam exigidas na área de realização do Motocão. Já no sábado e no domingo, 11 e 12, a fiscalização foi feita normalmente pelos policiais militares, conforme os critérios estabelecidos.
Ao todo, foram confeccionadas 62 notificações de trânsito e procedidas às medidas administrativas pertinentes, como o recolhimento de motocicletas ao pátio de apreensões conveniado, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, foi realizada uma prisão por furto de celular e confeccionados termos circunstanciados por ocorrências relacionadas à trânsito, entorpecentes e outros delitos flagrados durante o evento.