A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), por meio do 4º Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira (4ºCRPM/Fron), realizou na quarta-feira, 12, em Chapecó, a solenidade de formatura do II Curso de Especialização em Policiamento de Fronteiras (CEPFRON).
Ao todo, 35 policiais participaram da capacitação, sendo um da Brigada Militar do Rio Grande do Sul e os demais da Polícia Militar de Santa Catarina. Durante a solenidade, foram homenageados os policiais responsáveis pela coordenação do curso, bem como instrutores e colaboradores.
A cerimônia ocorreu na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó e contou com a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, do comandante do 4ºCRPM/Fron, coronel Jorge Luiz Haack, e do comandante do Comando de Polícia de Choque da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, coronel Álvaro Martinelli.
Na ocasião, o coronel Pelozato e o ajudante de ordens do Comando-Geral da PMSC, tenente-coronel Anderson Sthanke, foram agraciados com a medalha comemorativa do 4ºCRPM/Fron e a medalha comemorativa do 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó.
O II CEPFRON foi realizado presencialmente, em regime de semi-internato. O primeiro módulo ocorreu em Chapecó, enquanto o segundo foi realizado na Capital, com instruções em unidades especializadas da PMSC, aprimorando a atuação dos profissionais na repressão a crimes característicos da região fronteiriça. No total, os alunos cumpriram 135 horas de curso ao longo de duas semanas.
Entre as disciplinas ministradas estavam Identificação de Explosivos, Procedimentos Frente às Ocorrências de Fronteira, Policiamento em Embarcação, Inteligência Policial Militar, Enfrentamento de Fraudes Veiculares, Atendimento Pré-Hospitalar Tático, Patrulha Rural, Noções de Operações Helitransportadas, Técnicas e Táticas de Confrontos Armados, Tiro Policial, Gerenciamento de Crise e Sobrevivência.