Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

Policiais concluem Curso de Unidades Especializadas de Fronteira


Na manhã da última segunda-feira, 29, 42 profissionais de cinco Estados (Roraima, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), participaram da formatura do 7ª Curso de Unidades Especializadas de Fronteiras. A cerimônia foi realizada na sede do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira (BPM/Fron) e contou com a presença de diversas autoridades militares e civis.

O aperfeiçoamento é promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por intermédio da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen) e Secretaria de Operações Integradas (Seopi). As aulas teóricas e práticas iniciaram no dia 16 de novembro, totalizando 96 horas/aula.

O curso teve por objetivo geral capacitar os profissionais de Segurança Pública das Polícias Militar e Civil para operar em áreas de divisas e fronteiriças do país, por meio de ações planejadas e coordenadas, tanto por meio terrestre como fluvial.

O comandante da 4ª RPM, coronel Jorge Luiz Haack, agradeceu durante seu discurso a parceria firmada entre MJSP, Segem, Seopi, Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina e a todos que possibilitaram a realização do aperfeiçoamento em Chapecó. “Parabéns ao coordenador e subcoordenador do curso pelo desenvolvimento com excelência, bem como colegas e amigos das Polícias Militares participantes, pela conclusão do aperfeiçoamento e formatura com garbo e marcialidade”, afirmou o comandante.

Na solenidade os formandos ainda entregaram um agradecimento as autoridades que contribuíram de forma significativa para a realização do curso, por intermédio de logística, recursos humanos e planejamento, bem como a equipe que atuou na realização das aulas..

Durante o aperfeiçoamento, os profissionais da Segurança Pública aprenderam sobre Gestão da Informação em Segurança Pública, Técnicas de Imobilização e Condução, Atendimento Pré-Hospitalar Tático, Procedimentos Frente a Ocorrências Fronteiriças, Identificação Veicular e Principais Fraudes Associadas, Técnicas de Entrevista, Georreferenciamento Aplicado à Segurança Pública, Tiro Policial e Táticas para Confrontos Armados, Técnicas de Abordagem Policial, Técnicas de Patrulha e Comunicações Policiais, Policiamento em Embarcação, Natação Utilitária e Princípios de Sobrevivência.

A iniciativa é uma continuidade às ações de capacitação do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras (V.I.G.I.A).