Foto: Presentes e Protegendo
Foto: Polícia Militar de Santa Catarina
Responsive image
Responsive image
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

Policiais militares concluem Estágio de Operações com Cães da Força Aérea




Na última sexta-feira, 2, policiais do Canil do 14º Batalhão se formaram no 2º Estágio de Operações com Cães (EOpC), que aconteceu na Esquadrilha de Segurança e Defesa da Base Aérea de Florianópolis. O comandante da 12ª Região de Polícia Militar (RPM), coronel Amarildo de Assis Alves, e do comandante do 14º Batalhão, tenente-coronel Márcio Leandro Reisdorfer, prestigiaram a solenidade de formatura.



O 2º EOpC, que iniciou no dia 22 julho, contou com a participação de 13 alunos, desses cinco eram policiais militares, sendo que os soldados Antônio Augusto Ramos e Anderson Gottardi estão lotados no Canil do 14º Batalhão. O curso teve 210 horas de aulas teóricas e práticas, com instrução de Intervenção Tática com Cães, Controle de Distúrbio Civis com Cães, Patrulhamento em Mata com Cães, Transposição de Curso de água com Cães, Noções de Psicologia Canina, Rapel, Noções de Veterinária Básica, Embarque e Desembarque de Aeronave com Cães, dentre outras disciplinas.



A atividade com cães teve início na Polícia Militar de Santa Catarina em 1980. Os cães desenvolvem diversas ações policiais, englobando o patrulhamento tático k-9, operações de busca e captura, auxílio em resgates, ações de controle de distúrbios civis, policiamento desportivo e detecção de entorpecentes e armas. Também atuam em apresentações de cunho educacional e recreativo, além de apoio a outras instituições.



O coronel Amarildo lembra que a área da 12ª RPM é uma das mais seguras do Estado e a política de gestão da Regional está pautada em parcerias, projetos, treinamento, tecnologia e muita ostensividade. “Estamos investindo e oportunizando o treinamento continuado aos nossos policiais militares, tanto que o binômio – cão e condutor – conduzido pelo soldado Ramos foi certificado como destaque do 2º Estágio de Operações com Cães da Força Aérea, demonstrando o alto nível técnico do Canil do 14º Batalhão”, destaca Amarildo.