Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

Policiais Militares são homenageados na Câmara de Vereadores de Joinville


Na noite de terça-feira, 30, a Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) homenageou representantes da Segurança Pública com a medalha de Condecoração Comunitária de Segurança Soldado Jackson dos Santos. A honraria é conferida anualmente a integrantes das forças de segurança de todas as esferas públicas (federal, estadual e municipal).

Dentre os homenageados estavam cinco policiais militares da 5ª Região de Polícia Militar (RPM). O cabo Fernando Ervin Wolf, indicado pelo 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e o soldado Gilson Pinheiro de Oliveira Júnior, indicado pelo 17º BPM. Além dos três policiais militares do 8º BPM que compunham a guarnição do falecido soldado Jackson dos Santos na manhã de 4 de outubro de 2019, que sobreviveram ao acidente, o 1º sargento Nelson de Oliveira e Silva, o cabo Tarcísio Melo Schroeder e o cabo Wagner Sardo.

O comandante do 8º BPM, tenente-coronel Celso Mlanarczyki Júnior e o comandante do 17º BPM, tenente coronel André Luiz Adams, estiveram presentes na sessão solene de homenagem. “Valorizar o policial militar por todos os riscos que ele corre e todos os sacrifícios que a carreira o submete é um sinal de amadurecimento de uma sociedade que percebeu o quão importante são os valores morais, a ordem e o senso de justiça. Parabéns a CVJ pela iniciativa e parabéns a todos os homenageados pelo reconhecimento" disse o tenente coronel Celso.

Para o presidente da Comissão de Proteção Civil e Segurança Pública da CVJ, vereador Ascendino Batista “uma justa homenagem a pessoas que fizeram e fazem muito mais do que manda o exercício da profissão, indo além do cumprimento do dever, muitas vezes arriscando as suas vidas para preservar a vida do próximo. Nossos sinceros parabéns aos condecorados, agentes que honraram as suas fardas com suas ações heroicas e memoráveis”.

A Medalha Jackson dos Santos representa um policial militar de Santa Catarina que faleceu em serviço no dia 4 de outubro de 2009, enquanto se deslocava para atender uma ocorrência de fuga no Presídio Regional de Joinville. A viatura na qual estava se chocou contra um trem no cruzamento com a Avenida Getúlio Vargas, em Joinville. O objetivo da homenagem é valorizar e reconhecer a atuação dos profissionais da área da segurança pública. Podem ser agraciados com a honraria agentes de trânsitos, guardas municipais, policiais civis, militares, federais, rodoviários e ferroviários, bombeiros voluntários e militares. A honraria foi criada na legislatura passada por iniciativa do ex-vereador Richard Harrisson, policial militar aposentado.