Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

Proerd completa 22 anos em Santa Catarina


Nesta segunda-feira, 16, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) completou 22 anos de implantação em Santa Catarina.

Para comemorar mais um ano de sua existência no Estado, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) está desenvolvendo diversas ações sociais durante todo o mês de março.

O Proerd tem como base o Dare (Drug Abuse Resistance Education), criado pela professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade Los Angeles, Estados Unidos, em 1983.

Em Santa Catarina, o programa foi iniciado em 1998 no município de Lages. Com o sucesso obtido, as demandas do projeto aumentaram e hoje 253 municípios do Estado contam com instrutores do Proerd.

Um dos seus principais objetivos é capacitar crianças, adolescentes e adultos para serem resistentes às drogas e violência por intermédio de lições e habilidades desenvolvidas por policiais nas escolas.

Anualmente, são capacitados aproximadamente 85.000 estudantes nos quatro currículos aplicados pelo programa. Em 2019, foram contabilizados 1.504.571 catarinenses formados pelo Proerd no 5º ano, módulo que habilita os alunos formados a tomarem decisões seguras e saudáveis.