Na tarde de quarta-feira, 7, foi realizada a solenidade de encerramento do programa Estudante Cidadão da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) em Mafra. O evento realizado na Escola de Educação Básica Tenente Ary Rauen contou com a participação de 112 alunos do ensino fundamental, que estudam no período vespertino e participaram das instruções.
O programa visa resgatar tradições, costumes, culto a símbolos, à pátria e civismo, demonstrando aos jovens o valor da educação e de boas atitudes, influenciando diretamente na conduta das crianças para com seus pares, professores e pais, além de proporcionar a presença mais efetiva da Polícia Militar no estabelecimento de ensino, visando trazer mais segurança e identificação da existência de problemas que possam ensejar na quebra da ordem pública na comunidade escolar e suas adjacências.
Iniciado no mês de setembro, o programa contou com a participação dos policiais militares do 38º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que estiveram presentes diariamente no início das aulas, realizando juntamente com as crianças o momento cívico, como o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, além das seguintes canções: Hino Nacional Brasileiro, Hino da Independência do Brasil, Hino à Bandeira do Brasil, Hino do Estado de Santa Catarina e do Hino do Município de Mafra.
O programa Estudante Cidadão contribuiu para a formação das crianças, onde desenvolveram o ato de liderança, respeito e comprometimento, percebendo-se gradativamente a melhoria dos alunos tanto no comportamento como no desenvolvimento escolar.
O comandante do 38º BPM, tenente-coronel Givanildo Rodrigues, e os policiais militares que desenvolveram o programa Estudante Cidadão foram homenageados pelos alunos participantes com uma emocionante canção.
Fotos: cabo Phillipe Pereira