Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

Promoção na Capital celebra atos de bravura em cerimônia conjunta


A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realizaram a formatura de promoção em conjunto, na manhã dessa quinta-feira, 25, no Centro de Ensino do CBM, em Florianópolis. A data representa o dia de Santa Catarina e é anualmente celebrado pelas instituições militares.

Na ocasião estiveram presentes o comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet, e o subcomandante-geral do CBMSC, coronel Marco Aurélio Barcelos. Diversas autoridades civis e militares prestigiaram o evento, como o deputado estadual, Onir Mocellin, que iniciou com o ato de promoção de policiais e bombeiros. Em todo o Estado, 255 praças e 12 oficiais foram promovidos pela Polícia Militar.

Na Capital, o sol surgiu entre nuvens para dar brilho especial para as promoções por ato de bravura. Os policiais militares do 16º Batalhão de Polícia Militar, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e da Polícia Militar Rodoviária foram homenageados por atenderem ocorrências além do esperado, com resultado exitoso.

Os militares de Palhoça salvaram um casal que estava pendurando em uma torre de transmissão de energia - a esposa tentando o suicídio, e o esposo, exausto, procurando contê-la. Na ocorrência do policial do Bope, este socorreu um colega baleado em horário de folga e conseguiu desarmar o agressor, que também atentou contra a vida do policial promovido, com diversos disparos de arma de fogo.

Por fim, a ocorrência atendida pelos policiais rodoviários foi uma das piores tragédias nas estradas catarinenses, quando um ônibus caiu na Serra Dona Francisca e resultou na morte de 51 pessoas. Dos sobreviventes, grande parte foi socorrida pelos policiais, que tiraram as vítimas do local e realizaram massagens cardíacas, reanimando os feridos.

Após, houve o ato de formatura do curso de formação de sargentos do Corpo de Bombeiros, que prestaram compromisso à Bandeira Nacional. A etapa foi concluída com as palavras do paraninfo da turma, desejando sucesso e felicidade aos novos sargentos.

O subcomandante-geral, coronel Barcelos, proferiu as palavras em nome do coronel Charles Alexandre Vieira, que também é o presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial de Santa Catarina, e que não pode estar presente em virtude de missão institucional em Brasília. O oficial dedicou especial cumprimentos aos militares promovidos por ato de bravura e novos sargentos: “deem o melhor de si, para que possamos manter esse grau de excelência da Segurança Pública de Santa Catarina”, finalizou.

Para rever a cerimônia, acesse a transmissão ao vivo feita pelo CBMSC: AQUI.

Para acessar o álbum de fotos, clique AQUI.

Fotos: 3º Sargento RR Paulo Henrique Santana