Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

Reféns são resgatados pela PM em presídio de Criciúma


Na última sexta-feira, 14, policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram acionados para intervir em uma rebelião com tomada de reféns na Penitenciária Sul, em Criciúma.

Com apoio do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM), militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foram até ao local para iniciar os procedimentos de gerenciamento de crise e negociações.

Na ocasião, dois policiais penais foram feitos de reféns. Houve confronto no local, onde dois agentes do Departamento de Administração Prisional (Deap) ficaram feridos. Uma espingarda calibre 12 e granadas do tipo Instrumento de Menor Potencial Ofensivo (Impo) dos servidores estavam sendo utilizadas para a coação e cárcere das vítimas.

Em seguida, foram realizados o trabalho de estabilização da ocorrência, início das técnicas de negociação e a construção do vínculo de confiança (rapport) entre o policial negociador do Bope e os Causadores do Evento Crítico (CEC´s). Na negociação, a tipologia destes é classificada como “criminosos profissionais”, pois cada um deles tinha mais de 90 anos de condenação e eram lideranças de uma facção criminosa.

Após quatro horas, os autores se renderam, entregaram os armamentos roubados dos agentes do Deap e libertaram os reféns.