Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Resgate aéreo salva canoísta após queda de 10 metros na Garganta do Diabo, em Lages


Neste sábado, 4, uma operação conjunta mobilizou equipes da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para resgatar um homem, de 47 anos, que sofreu um grave acidente enquanto praticava canoagem na região da Garganta do Diabo, em Lages.

A vítima caiu de uma altura de aproximadamente 10 metros ao descer as corredeiras do Rio Caveiras e colidir com uma rocha. O local, de acesso extremamente restrito, tornou impossível o socorro por terra, exigindo a atuação do helicóptero Águia 07, do Batalhão de Aviação da Polícia Militar (BAPM).

Assim que chegaram ao local, os socorristas constataram a gravidade do caso. O canoísta havia sido estabilizado por uma equipe especializada em resgate do CBMSC, que já havia montado um sistema de rapel para acesso à vítima.

Em uma operação de alta complexidade, o helicóptero Águia sobrevoou os paredões do cânion e lançou um cabo a uma altura de cerca de 70 metros. O tripulante operacional multimissão desceu de rapel até o ponto de queda d'água para conferir as amarrações na maca de ribanceira e preparar a vítima para o transporte aéreo.

Após o içamento da vítima, a aeronave posicionou-se novamente no interior do cânion para retirar o bombeiro resgatista do local. A vítima, que apresentava lesões na coluna, recebeu atendimento inicial da equipe aeromédica do Samu antes de ser encaminhada ao Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, para exames e tratamento.