Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

Serviço de Psicologia da PMSC recebe homenagem na Alesc


A Polícia Militar de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Saúde e Promoção Social (DSPS), comandada pelo coronel Zelindro Ismael Farias, recebeu homenagem na quarta-feira, 6, em ato parlamentar solene em homenagem aos 60 anos da regulamentação da Psicologia no Brasil.

A cerimônia ocorreu no Plenarinho deputado Paulo Stuart Wright, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc) com a entrega de placas comemorativas e certificados para 25 entidades que atuam em prol do desenvolvimento da profissão de psicólogo no estado e no país.

O encontro lembrou a Lei nº 4.119 de 1962, que regulamentou a profissão de psicólogo no Brasil. A solenidade contou com a presença também do subcomandante-geral da PMSC, coronel Evandro de Andrade Fraga. A presidente do Conselho Federal de Psicologia, Ana Sandra Fernandes Arcoverde Nóbrega, lembrou que o Brasil forma, a cada ano, cerca de 30 mil psicólogos. O país tem o maior número de profissionais de Psicologia no mundo: são mais de 425 mil, cerca de 16 mil em Santa Catarina.

Na PMSC, segundo o diretor de Saúde e Promoção Social (DSPS), coronel Zelindro Ismael Farias, em 1998 houve a publicação da primeira Diretriz do Programa de Gerenciamento do Estresse Profissional e Pós Traumático (Progesp).

Na época, o Progesp visava a formação de multiplicadores, que teriam a responsabilidade de auxiliar os pares que tivessem se envolvido em ocorrências de grande impacto emocional e por consequência pudesse impactar o funcionamento fisiológico e psicológico dos militares estaduais.

Na sua história, o Serviço de Psicologia efetuou cerca de 6.450 avaliações psicológicas. Nesse número ainda não constam os dados relativos ao concurso de ingresso na PMSC, que apresentam milhares de avaliações. Também foram realizados aproximadamente 47.250 atendimentos psicológicos (individual e em grupo) e o serviço participa da formação dos novos policiais militares desde do ano de 2009, ministrando aulas relacionadas à psicologia.

O foco é apresentar aos recém-chegados a importância do tema, e desta forma atuando de forma preventiva ao adoecimento mental/emocional, proporcionando assim uma melhor qualidade de vida. Atualmente, o Serviço que conta com 21 psicólogos militares que atendem os integrantes da PMSC e do Corpo de Bombeiros Militares de Santa Catarina.

Texto: Marcelo Passamai

Fotos: 1° Sargento Aurélio de Oliveira.