Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

Setembro Amarelo é tema de ações na 9ª RPM/Fron


Iniciou nesta terça-feira, 8, a divulgação do Setembro Amarelo nos municípios de abrangência da 9ª Região de Polícia Militar de Fronteira (RPM/Fron), com o tema "Saúde Mental importa Sim! Está tudo bem em pedir ajuda!".

O dia 10 de setembro é considerado o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio. Desta forma, o Serviço de Psicologia da 9ª RPM/Fron, está realizando um trabalho preventivo nos municípios de sua abrangência.

A ação é realizada em 35 municípios, com a participação de cerca de 400 policiais, além de suporte ao Corpo de Bombeiros da região, juntamente com Serviço Social da Abepom.

O projeto iniciou em 2016 com o intuito de conscientizar e prevenir o suicídio, através de eventos e palestras ao longo dos anos. Agora, em 2020, devido à pandemia, estão sendo realizadas pequenas ações e distribuição de material preventivo aos policiais e bombeiros Militares.

A cada ano temas específicos são abordados, como a capacitação dos policiais para identificar possíveis sinais entre os colegas, fatores de risco, estatísticas, conhecimento maior sobre o assunto e visão positiva acerca da vida. Neste ano, o enfoque maior é a saúde mental do militar, que trabalha em situação de estresse frequentemente.

Os índices são preocupantes e o preconceito com a saúde mental ainda é grande. Entretanto é importante saber reconhecer e respeitar o momento de sofrimento psicológico de algum colega, sem esquecer de oferecer apoio social e emocional, e orientá-lo a buscar ajuda especializada. As ações continuam durante todo o mês de setembro.