Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

Soldados são homenageados após salvarem mulheres de incêndio em Videira


O 2º sargento Everton Luiz Rigo e o soldado Lucas Monteiro, pertencentes da 2º Companhia do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM), foram homenageados pela Câmara de Vereadores de Videira na quarta-feira, 6. Os militares salvaram duas mulheres durante um incêndio em uma sala comercial.

A moção de aplausos por ato de bravura foi aprovada em plenário municipal por unanimidade. Ambos policiais, no dia 10 de agosto deste ano, entraram em ambiente confinado em chamas no intuito de salvar uma mulher que estava no interior de uma sala comercial, no quarto andar de um edifício, que foi atingido por incêndio na Rua Saul Brandalise.

Mesmo sem equipamento de proteção individual (EPI), destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a segurança e a saúde, e utilizando apenas uma lanterna e a linha de hidrante do próprio edifício, os policiais conseguiram entrar no local em chamas onde estava a primeira mulher, porém devido à falta dos EPI, não conseguiram chegar até ela, sendo assim, acalmaram e deram o suporte necessário até o Corpo de Bombeiros Militar retirá-la do local.

Além disto, os policiais salvaram outra mulher que estava com possível edema de glote, sofrendo asfixia, conduzindo-a até o hospital devido ao forte congestionamento causado pelo incêndio e que talvez não suportasse à espera da ambulância para atendimento no local.

Após os fatos, os policiais também foram atendidos no hospital apresentando um leve quadro de intoxicação. Mesmo com o risco da própria vida, os militares salvaram a vida das duas mulheres, fato que vai além dos riscos comuns da profissão pela superação do estrito cumprimento do dever, excedendo assim os limites dos deveres a eles atribuídos em razão da função e que são inerentes e exigíveis ao policial militar.