Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

Solenidade de encerramento do Estudante Cidadão é realizada em Jaraguá do Sul


Foram realizadas na última quinta-feira, 12, às 8h e 12h45min, as solenidade de encerramento do Estudante Cidadão, programa executado pelo 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM) na Escola Municipal de Educação Básica Professor Francisco Solamon, em Jaraguá do Sul.

O evento contou com a presença do comandante do 14º BPM, tenente-coronel Marcio Leandro Reisdorfer, da secretária municipal de Educação, Ivana Atanásio Dias, do diretor do centro de ensino, Marcelo Feder, além de autoridades civis, pais e demais convidados.

Iniciado no dia 13 agosto, o programa formou 560 alunos do quinto ao nono ano do ensino fundamental que frequentaram a escola nos períodos matutino e vespertino. Durante o projeto, os policiais se fizeram presentes diariamente. Desde o início das aulas, as crianças recebiam a apresentação dos líderes de cada turma e depois realizavam o momento cívico.

Como forma de reconhecer o comportamento e empenho das crianças, foi criado o diploma de Honra ao Mérito, divididos nas categorias Classe Ouro, Prata e Bronze, cujo o critério de seleção se deu por intermédio de anotações feitas no livro do líder da turma e análise dos coordenadores da escola. Receberam o diploma Classe Ouro, 38 alunos, o Prata, 37, e o Bronze, 31.

No verso do certificado foi impresso o “Decálogo do Estudante Cidadão”, para que os alunos possam se lembrar de alguns dos fundamentos principais que regem toda a vida estudantil e formação de um cidadão de bem, pronto para atuar em prol da comunidade.

Na oportunidade, as crianças do quinto ano apresentaram a peça "Sentidos do Natal”, interpretação que buscou refletir sobre a importância da data natalina e os significados que ela possui.

A associação filantrópica "Somos o 14º Batalhão" entregou seis bolas aos policiais monitores para serem colocadas à disposição dos alunos nas atividade realizadas na quadra da escola antes do início as aulas. Durante o ato, a entidade também doou o suporte para hasteamento das bandeiras, que foi afixado na quadra poliesportiva.

Dentre os 106 alunos que receberam os diplomas, uma criança foi premiada com uma bicicleta doada pela rádio 105 FM, ação  social realizada por intermédio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul (CDL).

O sargento Jean Rudolf, monitor do programa, falou sobre a sua contribuição na formação das crianças, auxiliando os estudantes a exercerem a liderança e respeitarem os vários profissionais que trabalham na educação. “Fazer parte do programa é muito gratificante. Me sinto muito realizado profissionalmente”, destacou o policial.

Para o tenente-coronel Reisdorfer, a continuidade do programa na escola está garantida em 2020. “Agradecemos a confiança de todos os profissionais da Educação para com a Polícia Militar”, pontuou o comandante do 14º BPM, finalizando o seu discurso.