Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

Solenidade marca 16º aniversário do Bope


Na tarde desta terça-feira, 30, às 15h30, aconteceu a solenidade alusiva ao 16º aniversário do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), juntamente com a formatura do Curso de Patrulha Urbana e encerramento do Treinamento de Primeira Intervenção em Crises com foco no Sistema Penal. O evento aconteceu na sede do Bope, em São José.

Durante a cerimônia, houve a formatura de 27 policiais militares no Curso de Patrulha Urbana, os quais participaram de um treinamento que visa especializar os policiais militares buscando fornecer elementos para regular, organizar e conduzir o emprego de efetivo em ações de patrulha urbana em áreas de alto risco.

Em meio aos convidados e autoridades presentes, o comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet, afirmou que “é de suma importância a capacitação e treinamento do nossos policiais, destacando também a nossa importante função de socializar nossos conhecimentos. Lançamos um desafio em conjunto entre o Bope e o Choque em elevar a nossa Rádio Patrulha ao nível de especialização, sempre buscando trazer o conhecimento, melhorias, recursos, equipamentos e materiais, aumentando assim a rede de proteção da sociedade catarinense”.

No evento foram entregues aos Policiais Penais os certificados de conclusão do Treinamento de Primeira Intervenção em Crises com ênfase no Sistema Penal, o qual objetiva capacitar os profissionais na utilização de técnicas a serem utilizadas quando se deparam com ocorrências de crise em andamento.

O comandante do Comando de Apoio Especializado da PM, coronel Luciano Leite Pereira, parabenizou os concludentes dos cursos e afirmou "somos uma polícia só, pois com essa certeza nos auxiliamos da melhor forma e colhemos frutos positivos em nossos serviços, profissões e para o melhor da sociedade em geral", afirmou.

A solenidade também contou com a entrega de título Honorífico Amigo do Bope, ato de entrega do Brasão de Mérito Pessoal 2º e 3ª categoria, entrega de medalha de mérito por tempo de serviço, entrega da medalha comemorativa do Comando de Apoio Especializado da Polícia Militar de Santa Catarina, e ato de entrega da medalha Distinção em Operações Especiais.

“Primeiramente gostaria de cumprimentar os presentes e parabenizar ao agraciados. Quero dizer que o Bope quando lembrado é sempre em atendimentos de ocorrências emergenciais e de alta complexidade, sendo elas pontuais e específicas, temos clássicos exemplos na segurança pública, como as tomadas de reféns, suicidas armados, incidentes com bombas e explosivos, assalto a banco entre outros. Gostaria de destacar a capacidade se docência dessa casa, sendo o Bope fortemente vinculado ao ensino e aprendizagem desta instituição, no aperfeiçoamento técnico e operacional da nossa tropa”, declarou o comandante do Bope, tenente-coronel Lucius Paulo de Carvalho.

Participaram do evento o subcomandante-geral, coronel Marcelo Pontes, o chefe do Estado-Maior-Geral (EMG), coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, os Deputados Estaduais Onir Mocellin, Daniel Freitas, Ricardo Alba, e demais autoridades militares e civis.

Fotos: 1° Sargento Aurélio de Oliveira

Clique aqui e confira o álbum de imagens do evento.