Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Solenidade marca 30 anos do Esquadrão de Polícia Montada em Joinville


Na manhã de segunda-feira, 16, aconteceu a solenidade alusiva aos 30 anos do 5º Esquadrão de Polícia Montada em Joinville. O evento foi marcado pela entrega de homenagens e o ato de aposentadoria de equino.

Estiveram presentes o subcomandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Alessandro José Machado; o comandante do Comando de Missões Especiais (CME), coronel Jofrey Santos da Silva; o comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), coronel Iagã Indalêncio Cota; entre outras autoridades civis e militares.

A Polícia Militar montada em Joinville foi implementada com a criação do 5º Pelotão do Esquadrão de Polícia Montada, sancionada pelo decreto estadual nº 4.229 em 20 de janeiro de 1994, representando um marco para a segurança pública em Santa Catarina.

Atualmente oEsquadrão de Polícia Militar Montada possui em seu plantel, 34 equinos, os quais desempenham as atividades afetas ao policiamento montado e participam, também, de eventos públicos, festividades, eventos desportivos e ações sociais, atuando conjuntamente com os quarenta e dois policiais militares desta subunidade de forma presente, participativa e integrada com a sociedade.

Durante a solenidade, foram entregues homenagens aos oficiais que foram comandantes do 5º CRPM, aos oficiais que foram comandantes da unidade, aos veteranos que serviram no esquadrão e aos civis amigos da cavalaria que contribuíram de alguma forma ao longo dos anos.

O ato de aposentadoria marcou o evento, o cavalo Éros, que, aos 24 anos e 3 meses de idade, encerra sua carreira na corporação. O equino Éros ingressou no 5º EPM em 2002 e ao longo de 22 anos e 3 meses de serviço, foi um exemplo de coragem, força, lealdade, docilidade e dedicação. O cavalo Éros recebeu uma coroa de cenoura, que de forma simbólica marca o início de sua aposentadoria.

Os serviços prestados pelo 5º EPM, reforçam que o conjunto formado pelo policial militar e pelo cavalo, como processo de policiamento, possibilita maior proximidade com a sociedade, contribuindo significativamente para a aproximação das pessoas com a Polícia Militar e para a eficácia das ações desenvolvidas, contribuindo para a preservação da ordem pública e para a segurança da comunidade.

Clique aqui e veja mais fotos do evento.