Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

Solenidade marca assunção de comando do Centro de Controle Interno da PMSC


A solenidade de assunção de comando do Centro de Controle Interno (CConin) da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) aconteceu na tarde dessa sexta-feira, 16. O ato de posse foi realizado no salão nobre do Comando-Geral da corporação, em Florianópolis, e nomeou o coronel Zelindro Ismael Farias para assumir o cargo.

A solenidade contou com a presença do comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, o subcomandante-geral, coronel Evandro de Andrade Fraga, e demais autoridades civis e militares.

Vinculada diretamente ao gabinete do comandante-geral da PMSC, a Controladoria Interna adota os modelos de gestão impostos pelas legislações estaduais e federais, como o controle de gestão de processo eletrônico e o sistema integrado de planejamento e gestão fiscal como instrumento de operacionalização e flexibilização da gestão pública policial, especificamente no controle interno.

No ato, o comandante-geral da PMSC, coronel Marcelo Pontes, destacou as diversas competências do CConin: “desejo sucesso nessa importante missão que contempla tomar as providências necessárias à defesa do patrimônio, combate à corrupção e incremento da transparência da gestão na PMSC. Só essas funções já demonstram a importância dessa unidade para a instituição”, finalizou o comandante-geral.

Currículo do coronel Zelindro

O coronel Zelindro Ismael Farias é natural de Florianópolis. Foi declarado aspirante a oficial em 8 de maio de 1992 e promovido ao posto de coronel da Polícia Militar em 5 de maio de 2019.

Entre as principais funções desempenhadas como oficial na corporação destacam-se: Coordenador de Segurança Estadual do Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas ameaçadas – PROVITA-SC; Gerente de Operações de Inteligência e Contrainteligência da Diretoria de Informação e Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública; Estado-Maior da PMSC - Coordenador dos Programas humanitários de proteção, auxílio e assistência a vítimas da violência e a testemunhas ameaçadas (Protege-SC) e SOS – Desaparecidos; Comandante da 2º Região de Polícia Militar e atualmente exercia a função de Diretor de Saúde e Promoção Social da PMSC.

O coronel Zelindro possui os seguintes cursos militares: Executive Reporting Techniques and Strategies Course – Federal; Bureau of Investigation (FBI) - Curitiba/PR - 2018; curso de inteligência cibernética – 14ª Edição, promovido pela Diretoria de Inteligência - DINT, em Rio de Janeiro – RJ – 2018; Curso Superior de Polícia – PMSC 2016; Curso de Introdução a Atividade de Inteligência - SENASP; Curso de Especialização Latu sensu em Administração de Segurança Pública, em Ciências Sociais Aplicadas – CAO - APM/UNISUL 2009; Curso de Multiplicadores de Polícia Comunitária - UNIVALI e ACADEPOL – 2005; Hostage Negotiation Course - (Negociação de reféns) Tactical Explosive Entry School – FBI –Curitiba - 2003; Command Post – Gerenciamento de Crises/Negociação/Pistola Mediante Stress Quality Police/Fire Security Training – Porto Alegre/Brasil – 2003; Curso de Formação de Oficiais – 1992; e • Curso de Formação de Sargentos PM - 1985/1986.

Possui ainda os cursos civis os quais destacamos: Doutorando em Planejamento Territorial Urbano e Desenvolvimento Socioambiental – Udesc; Mestre em Planejamento Territorial Urbano e Desenvolvimento Socioambiental – UDESC - 2012; Especialização em Técnico de Emergência Médica - UFSC e Corpo de Bombeiros do Estado de Santa Catarina - 1995; Especialização em Direito Tributário - Universidade do Oeste de Santa Catarina - Convênio UFSC/1994 e Bacharel em Direito - Univali / 2002.

Confira as fotos da solenidade clicando aqui.

Fotos: 1° sargento RR Aurélio de Oliveira / CCS