Foto: Presentes e Protegendo
Foto: Polícia Militar de Santa Catarina
Responsive image
Responsive image
Rede de Segurança Escolar
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Contato

 

O QUE É REDE DE SEGURANÇA ESCOLAR?


A Rede de Segurança Escolar é um programa institucional da Polícia Militar, que tem por escopo desenvolver ações policiais militares junto à comunidade escolar, prestando serviços de apoio e de consultoria de segurança escolar, de assessoramento e atendimento com base em aspectos estruturais e não estruturais das Unidades de Ensino.


O programa será institucionalizado em duas etapas, as quais possuem objetivos bem definidos: a primeira, com o intento de criar e fortalecer vínculos junto à comunidade escolar; e a segunda, de prestar consultoria com base nas estratégias de prevenção situacional e prevenção através do desenho urbano.

 

COMO FUNCIONA


1. Selecionar uma guarnição policial militar que detenha perfil e habilidades comportamentais para atuar na patrulha escolar, ou seja, que consiga bem cumprir o propósito do programa.
2. Realizar contato com os diretores das Unidades de Ensino da circunscrição, explicando o programa e convidando-o a participar da REDE.
3. Criar uma REDE de comunicação com os representantes das Unidades de Ensino (Diretores) da circunscrição, independente de natureza pública ou privada.
4. Planejar e desenvolver ações de direcionadas (visita escolar, Vistoria Preventiva Escolar (VPE), reuniões, palestras, atendimentos de ocorrências, campanhas educativas, policiamento escolar, etc), podendo adequar as ações para o contexto de cada Unidade de Ensino.
5. Empregar outras guarnições do efetivo orgânico da Unidade para apoiar o policiamento escolar nas entradas e saídas das Unidades de Ensino ou nas rotas de circulação dos escolares, conforme a realidade
local.
6. Registrar as ações e serviços prestados no Livro da Patrulha Escolar;
7. Relatar boas práticas desenvolvidas e problemas solucionados no Repositório de Boas Práticas da PMSC (Intranet).