Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Denúncia
Bem-Te-Vi

PMSC divulga números de 2021 de seus programas preventivos e institucionais


A secretaria de Programas Preventivos e Institucionais da Polícia Militar de Santa Catarina divulgou nesta sexta-feira, 28, os números referentes a 2021 dos diversos programas que coordena, destacando-se a Rede Catarina, a Rede de Vizinhos e o Proerd.

Rede Catarina - Abrangendo 214 municípios catarinenses, o programa Rede Catarina em 2021 atendeu 14.790 mulheres e realizou 28.278 visitas preventivas e de fiscalização. 

O programa Rede Catarina direcionado à prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher, estando pautado na filosofia de polícia de proximidade e buscando conferir maior efetividade e celeridade às ações de proteção à mulher. O programa se sustenta em ações de proteção, no policiamento e na disseminação de solução tecnológica.

Rede de Vizinhos - O programa Rede de Vizinhos atendeu no ano passado 264 municípios em Santa Catarina, num total de cinco mil células de atendimento, englobando 187.500 pessoas. A Rede de Vizinhos é uma rede organizada entre comunidade e Polícia Militar, pautada na filosofia de polícia comunitária, reunindo vizinhos de uma determinada localidade para atuarem em cooperação para aumentar a vigilância natural a fim de prevenir e restaurar problemas de ordem pública.

Proerd - Em 2021 o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) computou após a liberação do programa nas escolas, devido ao Covid-19, a formação de 37.857 alunos, em 940 escolas em 123 municípios, com o trabalho de 341 instrutores. O Proerd, desde a sua criação em Santa Catarina em 1998, formou 1.545.428 alunos.

Rede de Segurança Escolar - A Rede de Segurança Escolar é um programa institucional da PMSC, que desenvolve ações junto à comunidade escolar, prestando serviços de apoio e de consultoria de segurança escolar, de assessoramento e atendimento. Em 2021 o programa abrangeu 568.708 alunos e realizou 12.833 reuniões e visitas preventivas.

Rede Rural de Segurança - A Rede Rural vem se constituindo como estratégia de policiamento que está trazendo maior efetividade na segurança nas áreas rurais de Santa Catarina, em uma parceria que fortalece os laços entre polícia e comunidade rural, em uma união de esforços para resolução de problemas de ordem pública. Em 2021 o programa atendeu a 24 municípios, realizou 792 visitas, 116 consultas preventivas e mapeou 1.364 propriedades.

Para o responsável pela secretaria de Programas Preventivos e Institucionais da Polícia Militar de Santa Catarina, major Ricardo Silva de Sousa, os programas citados estão cada dia mais presentes na vida dos catarinenses. “Os números são reflexo do empenho dos policiais militares que, no seu dia a dia, se aproximam da comunidade para juntos fazer uma segurança pública de qualidade e eficiente. Com esses programas, a PMSC é recebida pela comunidade como uma parceira sempre presente nos momentos mais difíceis e no trabalho de conscientização e prevenção”, completou.

Texto: Marcelo Passamai da Silva