Foto: Lema da unidade
Foto: Foto da unidade da Polícia Militar de Santa Catarina
Notícias
Cidadão
Unidades
Boletim de Ocorrência
Concursos
Ouvidoria

Rede Catarina de Proteção à Mulher completa um ano de atuação em São Lourenço do Oeste


Nesta quarta-feira, 30, o Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) celebra um ano de atuação no município de São Lourenço do Oeste. Implantado com o objetivo de oferecer suporte e segurança às mulheres em situação de violência doméstica, o programa iniciou suas atividades atendendo apenas as cidades de São Lourenço do Oeste, Jupiá e Novo Horizonte.

Ao longo dos últimos 12 meses, o trabalho desenvolvido pela Rede Catarina foi ampliado e, atualmente, abrange todos os nove municípios da área da 3ª Companhia do 30º Batalhão da Polícia Militar (BPM). Além dos três municípios iniciais, o programa também presta atendimento em Galvão, Coronel Martins, Formosa do Sul, Irati, Quilombo e Santiago do Sul.

Atualmente, 177 mulheres são acompanhadas pela Rede Catarina na região, sendo que 80 delas optaram por ter acesso ao Botão do Pânico — uma ferramenta de resposta rápida que pode ser acionada pelas vítimas que possuem medidas protetivas de urgência, em casos de risco iminente ou aproximação do agressor. O dispositivo oferece um canal direto com a Polícia Militar, possibilitando uma atuação imediata para garantir a integridade física e emocional da mulher.

A atuação da Rede Catarina tem se mostrado fundamental no enfrentamento à violência doméstica, promovendo não apenas proteção, mas também orientação e encaminhamentos às mulheres em situação de vulnerabilidade. A ampliação do programa demonstra o compromisso da Polícia Militar e de toda a Rede de Atendimento com a segurança e a dignidade das mulheres da região.